• Ícone do Instagram Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • Ícone do Facebook Branco

SANTIFICADOS

A exposição SANTIFICADOS é o resultado de uma pesquisa autônoma de 4 anos sobre a iconografia católica e a sua importância dentro da nossa educação cultural. A pesquisa contou com o auxílio do Dr. Celso Bordignon, além da leitura de diversos livros teóricos e imagéticos sobre o assunto e tem curadoria de Mona Carvalho.


A exposição reúne cerca de 15 obras, em sua grande maioria desenhos de diversos tamanhos variando do papel à tela, com técnicas mistas de pintura e desenho tendo a caneta esferográfica como base. A exposição é inédita, porém algumas das obras, como o desenho de “São João Batista”, já participou de exposições coletivas em Porto Alegre em editais da Casa Chico Lisboa, incluindo a BIENAL C, que expôs as obras em pontos como o Atelier Livre, Câmara de Vereadores de Porto Alegre entre outros. A obra circulou  pelo estado em exposições diversas, visitadas por escolas e públicos afins. 

Outras obras participantes da SANTIFICADOS, como o desenho de “Santo Onofre” e a obra “Sérgio e Baco”, já estiveram expostas na galeria Duque em Porto Alegre, ao lado de trabalhos de Basquiat, Rembrant e Picasso. Uma das obras desta série intitulada “Adão”, faz parte do acervo desta galeria. 

As imagens têm como inspiração a iconografia católica desenvolvida com o passar dos séculos, os traços e as ideias de Michelangelo e o jogo de sombras dramático de Caravaggio, bem como conceitos contemporâneos das novas representações do corpo iconográfico.

A exposição sofreu forte censura pela prefeitura de Caxias do Sul no ano de 2018, sendo proibida de ser realizada no local especificado inicialmente. Meses após o cancelamento ela foi dividida em duas partes expostas, uma na Universidade de Caxias do Sul e a outra no Museu dos Capuchinhos. No final deste mesmo ano ela foi exposta integralmente na câmara de vereadores com grande repercusão e novas tentativas de censura. Felizmente a exposição completou todo o seu ciclo e a pesquisa segue em andamento.